Video wall | Videowall | O que é e como podemos montar um?

Hardware

Por definição, vídeo wallvideo wallvideowallvídeowalldata walldatawallmedia wallmediawall são a mesma coisa: um vídeo wall.

video wallVideo wall é uma estrutura elaborada e montada com diversos monitores (geralmente se utiliza monitores LFD). Esta estrutura tem como objetivo montar um grande display de vídeo (em forma de matriz) combinando os monitores únicos formando uma grande e única imagem. Atualmente os video walls tem seu uso em grandes eventos, shows, salas de monitoramento tais como: CET, Polícia militar, etc., e também para divulgar produtos e fazer publicidade em lojas e departamentos.

Um video wall pode ser de 2 tipos: o DS (Digital Signage) ou o CCO (Centro de Controle de Operações). O formato DS é o formato mais conhecido, onde todo o vídeo wall forma uma única e grande imagem. Já o formato CCO de videowall  é utilizado com diversos computadores gerando imagens e controlando através de um software de gerenciamento qual imagem será exibida em qual monitor. Com isso grandes empresas podem gerar Centros de Controle de Operações e gerenciar de forma eficaz diversos setores e situações.

Monitores LFD são monitores profissionais projetados para trabalhar como um videowall possuem processadores de vídeo com funcionalidades que vão desde escalonar a imagem para que se torne uma única imagem em todo o video wall, até se auto configurarem em conjunto fazendo com que o brilho e contrastes das imagens combinadas fiquem padronizadas, otimizando o efeito de “grande imagem”.

Para montar um video wall em primeiro lugar você deve pensar no espaço que você possui para a montagem do mesmo. Após definido o tamanho final que deseja, você deve encontrar o melhor monitor LFD custo x benefício e definir seu tamanho individual. Após saber qual monitor irá utilizar você conseguirá, baseado no tamanho do vídeo wall que deseja, elaborar a matriz necessária, ou seja, saberá quantos monitores LFD precisará.

Você pode encontrar mais informações e vídeos exemplos de como montar um video wall visitando: http://www.informaticashop.com.br/noticias/videowall.html