C0D1X - tecnologia da inovação

Senha
Busca

Artigos

tl_files/util/img/icones/questionmark.jpg
O que é open source?



tl_files/util/img/opensource.pngPor definição, open source são softwares de utilização livre, cuja licença de utilização não é cobrada e o seu código fonte está disponibilizado de forma gratuita pelo autor.

Como softwares open source não tem custo de licença, é possível investir mais em serviços e treinamento, e assim, garantir melhor o retorno dos investimentos em TI.

Quando falamos de open source estamos falando de uma lista extensa que cresce a cada dia, contendo ferramentas poderosas que facilitam o dia-a-dia das empresas reduzindo drasticamente o custo em tecnologia.

  • Re-distribuição livre;
  • Código fonte livre;
  • Trabalhos derivados livres;
  • Integridade do código fonte do autor;
  • Sem discriminação entre pessoas ou grupos;
  • Sem discriminação entre mercados;
  • Distribuição da licença;
  • As licenças não são específicas do produto;
  • As licenças não restringem outros softwares;
  • As licenças são neutras à respeito de estilos e tecnologias.


  tl_files/util/img/icones/questionmark.jpg

Quais as vantagens do open source?


As vantagens para adoção de ferramentas open source são: segurança, qualidade, garantia de continuidade, suporte, custo baixo de implementação, entre outras. Mas, para que os projetos de implantação de sistemas open source dêem o melhor resultado e o melhor retorno de investimento, é essencial o apoio de uma equipe experiente e que conheça a fundo os pontos fortes e fracos destes softwares.

 

tl_files/util/img/icones/questionmark.jpg
Quem pode se beneficiar do open source?



Em uma primeira resposta, qualquer computador que use softwares, pode optar pela utilização do open source, porém a única limitação fica em saber se existe e em qual etapa de desenvolvimento o software livre se encontra para que cumpra as mesmas funções que os de licença paga.

Atualmente existem disponíves versões open para a grande maioria dos softwares mais utilizados, mas cada um deles deve passar por uma adaptação das necessidades do usuário, documentação de tais mudanças, homologação dos processos, enfim uma série de etapas para garantir que a ferramenta cumpra no 100% da expectativa, baseada nos softwares pagos.

Esse processo é benéfico, pois customiza a ferramenta em níveis de detalhamento muito superiores ao do software original, ou seja além das vantagens econômicas com a redução para ZERO na compra do software,  ao final do processo os usuários e empresas terão ferramentas mais adequadas e eficientes às suas necessidades.

Na questão financeira, todos os softwares necessitam de suporte para garantir a estabilidade de funcionamento, além disso, os softwares pagos (mais difundidos) tem um custo de compra, e em muitos casos com pagamento anual. O modelo open source, também necessita de suporte, porém um suporte que origina mudanças efetivas e adequadas a cada necessidade e isento totalmente do custo de compra.

Acesse agora a página de nossos produtos e serviços e descubra a solução ideal para sua Empresa!



Suporte técnico: suporte [at] codix.com.br

CODIX Tecnlogia Ltda
CNPJ: 06.991.792/0001-90
IE: 148.648.039.113

Ed. Diamond Tower - R. Maestro Cardim, 1191
CJ 63 - 01323-001 - Bela Vista
São Paulo - SP - Brasil

2009 C0D1X - tecnologia da inovação
Alguns direitos reservados







      Creative Commons License