C0D1X - tecnologia da inovação

Senha
Busca



NotíciasNotícias - ver todas










































10/08/2010 12:58

A invasão Android





Artigos

tl_files/util/img/banner_opensource_interno.jpg


Para obter sucesso nos projetos open source (software livre) é importante conhecer alguns aspectos e detalhes sobre mercado, cuidados, estratégias e parcerias de valor. Abaixo, temos algumas informações importantes para que você entenda um pouco mais sobre a TI e o open source (software livre).



tl_files/util/img/icones/info1.jpg
O mercado e o open source



tl_files/util/img/executives.jpgUma pesquisa realizada pelo Morgan-Stanley com 255 executivos de TI americanos mostra a predisposição destes executivos para a adoção de softwares open source (software livre). Os resultados são mostrados no gráfico abaixo.

Os números mostram que o desenvolvimento de uma estratégia de adoção de softwares open source (software livre) se tornou uma necessidade no mundo corporativo. Mesmo em corporações onde o open source (software livre) não está sendo adotado "oficialmente", existe uma estratégia de adoção em caráter experimental, para sistemas não-críticos.

Você deve possuir o flash player instalado.

tl_files/util/img/icones/info1.jpg
Razões para o open source (software livre)



tl_files/util/img/reasons.jpgAs razões por trás da ampla adoção de softwares open source (software livre) nas corporações têm componentes de ordem estratégica.

O fato de estes softwares serem abertos dá algumas importantes garantias para a corporação, principalmente garantias de continuidade da solução e independência de fornecedores. É muito comum que fornecedores de software comercial adotem estratégias de "obsolescência programada" de seus sistemas, com a justificativa de atualização tecnológica, mas que em geral envolvem grandes custos adicionais de licença. A disponibilidade do código fonte de softwares open source (software livre) garante que a solução possa ser mantida por decisão estratégica da corporação, e não por seus fornecedores. Além disto, os softwares open source (software livre) sempre adotam protocolos e interfaces abertas, padrão, o que garante a interoperabilidade e independência:

  • Redução do custo total de propriedade (TCO) da solução, devido à inexistência de custos de licenciamento e a requisitos menores de infra-estrutura de hardware;

  • Maior qualidade do software, demonstrada pela sua robustez, confiabilidade e segurança;

  • O problema do controle de inventário fica bastante reduzido, já que softwares open source (software livre) não têm licença de utilização.




tl_files/util/img/icones/info1.jpg
Cuidados com os projetos open source (software livre)



tl_files/util/img/fragile.jpgO primeiro cuidado que se deve ter na adoção de sistemas baseados em software open source (software livre) é com relação à cultura da corporação. Como estes softwares não têm um "dono", o executivo de TI tem que assumir a responsabilidade pela sua adoção. Em culturas empresariais muito reativas, isto pode representar um risco para o executivo.

Outro cuidado importante é com o suporte ao sistema. O mercado open source (software livre) tem se profissionalizando bastante nos últimos 10 anos, mas a solução adotada para o suporte ao sistema deve ser cuidadosamente considerada. Por outro lado, a disponibilidade do código fonte dos softwares torna possível um suporte de alta qualidade, desde que realizado por bons profissionais.



tl_files/util/img/icones/info1.jpg
Estratégia de adoção do open source (software livre)



tl_files/util/img/strategies.jpgOs pontos importantes a se considerar na estratégia de adoção de softwares open source (software livre) são:

  • Escolha da distribuição do software/sistema. Existem diversas distribuições de software open source (software livre), cada uma com suas particularidades. A estratégia deve levar em consideração a adoção de apenas uma distribuição para facilitar o suporte. Esta distribuição deve ser cuidadosamente escolhida para atender às necessidades da empresa;

  • Planejamento para o suporte. A estratégia deve levar em conta como se fará o suporte ao sistema. Este suporte pode ser desenvolvido internamente, ou pode ser contratado de empresas especializadas no sistema;

  • Treinamento. É muito importante que se treine os profissionais que farão uso do sistema;

  • Teste. Antes de se colocar uma solução em produção, a mesma deve ser exaustivamente testada;

  • Planejamento de atualização do software. Os sistemas open source estão em constante evolução, e se torna crucial o planejamento de como a sua atualização se dará.



A adoção deve seguir um caminho seguro, que possibilite à corporação a familiarização com o sistema e a formação da cultura, e ao mesmo tempo permitir que os benefícios sejam aproveitados com baixo risco. A seguir indicamos os passos para a adoção de software open source (software livre) de modo seguro:



  • Sistemas periféricos
Servidores de arquivos e impressão departamentais são bons candidatos à serem os primeiros a serem convertidos para open source (software livre). A maioria das distribuições já vêm com todos os componentes necessários à este tipo de servidor. Estes serviços são de fácil configuração e muito estáveis, necessitando de pouca manutenção e dando oportunidade à corporação de se familiarizar com o sistema.

  • Sistemas não-críticos
Alguns sistemas utilizados na empresa, apesar de necessários à sua operação, não apresentam risco para o negócio no caso de falhas. Alguns sistemas deste tipo podem ser: firewalls, servidores web, servidores de e-mail e webmail (em alguns casos, sistemas deste tipo são de missão-crítica). As soluções open source para estes tipos de sistemas são altamente estáveis.

  • Sistemas de missão-crítica
Os sistemas de missão-crítica devem ser convertidos depois que a corporação já tenha desenvolvido uma cultura em torno de softwares open source (software livre). Estes sistemas normalmente envolvem bancos de dados corporativos e servidores de aplicação. Os sistemas open source têm soluções para clusters para alta-disponibilidade, o que o torna uma excelente solução para sistemas de missão-crítica.

  • Desktops
A adoção de soluções open source nos desktops pode representar os maiores ganhos em termos de diminuição de custos, mas normalmente representam também a maior barreira na adoção destas soluções devido à familiaridade que os usuários têm com outras soluções, o que exige um esforço muito grande de adaptação. A plataforma vem se desenvolvendo muito rapidamente nesta área, e cada vez mais se torna uma opção viável no desktop. Com a popularização do sistema, inclusive no usuário doméstico, esta barreira tende a diminuir.




tl_files/util/img/icones/info1.jpg
A C0D1X e os projetos open source (software livre)



Através de um planejamento como o descrito acima, a adoção de sistemas baseados em software open source (software livre) trará os benefícios destes sistemas, com baixos riscos para a corporação, e com maior controle sobre sua infra-estrutura de TI.

A C0D1X, pioneira no mercado open source comercial brasileiro, tem know-how para realizar com toda segurança e eficiência grandes projetos de migração. Atuando em conjunto da equipe técnica interna, temos o conhecimento e expertise para avaliar o ambiente e suas necessidades, delinear o projeto de ação, com etapas bem definidas e check-points para acompanhar o projeto, e a integração e migração das ferramentas frente ao ambiente e o legado da corporação.

A C0D1X oferece diversas vantagens competitivas, com:

  • Estudo e avaliação real de possibilidades de adoção;
  • Distribuição nacional C0D1X com alto desempenho e estabilidade;
  • Códigos e configurações totalmente preparadas para os padrões do mercado brasileiro;
  • Testes prévios em laboratório próprio;
  • Traduções completas para o português (brasileiro);
  • Suporte consistente, em português e disponível;
  • Integração total entre plataformas;
  • Equipe preparada para dar treinamento completo;
  • Planejamento total do projeto, da concepção à entrega final;
  • Integração dos bancos de dados e informações pertinentes;
  • Custo proporcional extremamente reduzido;
  • Entre outras vantagens.

Entre em contato, iremos fazer uma visita técnica sem compromisso, para avaliar as possibilidades reais para uma grande redução de custos, e um ganho significativo na qualidade da TI de sua Empresa.




Suporte técnico: suporte [at] codix.com.br

CODIX Tecnlogia Ltda
CNPJ: 06.991.792/0001-90
IE: 148.648.039.113

Ed. Diamond Tower - R. Maestro Cardim, 1191
CJ 63 - 01323-001 - Bela Vista
São Paulo - SP - Brasil

2009 C0D1X - tecnologia da inovação
Alguns direitos reservados







      Creative Commons License